Geotecnologias [ Geoprocessamento / GIS ]
Treinamento em Geotecnologias - Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto
1 – Público alvo:
Profissionais e estudantes de áreas com afinidade às Geotecnologias, e que desejem aprender ou consolidar seus conhecimentos em Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto, como: Agronomia; Arquitetura; Biologia; Eng. Agrimensura; Eng. Ambiental; Eng. Cartográfica; Eng. Civil; Eng. Florestal; Geografia; Geologia; Geomática; Tecnologia da Informação; Topografia e correlatas.
2 – Justificativas em se qualificar:
Atualmente vivemos em um mundo dinâmico e veloz. A capacidade de tomar decisões baseadas em evidências confiáveis, por parte do poder público e de empresas privadas é determinante para o sucesso de qualquer política e/ou investimento.
Informações espaciais sobre localização, áreas, fluxos e fenômenos – atualizadas em tempo real e com precisão e acurácia é de extrema valia para qualquer empreendimento ou pesquisa. As Geotecnologias e o domínio das técnicas para usá‐las são fundamentais para toda sorte de trabalhadores e administradores de nosso século, pois são um meio de acelerar a tomada de decisões e reduzir os custos operacionais.
Outra faceta das geotecnologias é no monitoramento de biodiversidade, unidades de conservação, focos de incêndio, desmatamento, entre outros projetos diversos aos quais os SIGs podem ser aplicados na esfera ambiental.
A implantação de um bom sistema de informações geográficas (SIG) nos proporciona agilidade na obtenção de respostas relativas à questões espaciais, das mais simples as mais complexas, como:
- Qual bairro possui maior população?
- Qual a extensão de uma linha de ônibus que cruza o centro da cidade? Quantos pontos de ônibus esta linha serve? Quantos passageiros a usam?
- Qual é a melhor localização para a implantação de um aterro sanitário, levando em conta aspectos como topografia, demografia, geologia, geomorfologia e fácil acesso para caminhões?
Estas questões apresentadas acima são apenas uma pequena demonstração do poder decisório que os SIGs dão à administração pública e privada. A análise espacial é a principal característica que um SIG realiza, e de longe a mais poderosa.
No exterior o uso de SIGs corporativos e para administração pública já é comum há anos, mas somente na última década que o Brasil percebe esta grande ferramenta. Grandes empresas como Companhia Vale do Rio Doce e a CEMIG já utilizam o SIGs como uma ferramenta indispensável à gestão de recursos e pessoal. Prefeituras como a de Curitiba, São Paulo, Uberlândia, entre outras o usam para gestão pública, na cobrança do IPTU, administração de vias, logradouros, e transporte público. Órgãos públicos governamentais e não‐governamentais como o INPE, WWF Brasil, Greenpeace usam os SIGs como forma de monitoramento e prevenção.
As possibilidades de uso das geotecnologias estão crescendo, e o mercado para profissionais experientes e com domínio das mesmas também.
3 – Objetivos:
- Dominar de maneira teórica e prática fundamentos de cartografia e cartografia temática, bem como representações de fenômenos espaciais;
- Conhecer as melhores estratégias para formulação de bancos de dados georreferenciados, integração sistêmica, coleta de dados e produção de conhecimentos espaciais;
- Aperfeiçoar o procedimento de leituras de textos técnicos e científicos relevantes as Geotecnologias.
- Expor aspectos técnicos da manipulação do software SIG / GIS Desktops (Sistema de informação geográfica / Geographic information system);
- Expor os fundamentos teóricos e práticos do Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto, de maneira prática, possibilitando fácil aplicação das disciplinas em projetos acadêmicos e no mercado público‐privado.
4 – Competências a serem adquiridas:
O aluno terá a chance de adquirir conhecimentos nas áreas de Geotecnologias, em seus princípios mais básicos aos mais avançados. A parte teórica fundamental, informações sobre banco de dados, matemática computacional básica, cartografia e cartografia temática, fundamentos de sensoriamento remoto e cartografia digital são o passo inicial para uma boa formação na área de geotecnologias.
Sendo o treinamento 80% prático,após a conclusão, o ingressante poderá aplicar os conhecimentos adquiridos no mercado ou em seus projetos, manipulando um sistema GIS de forma segura, de modo a trazer retornos profissionais e financeiros.
Deve se ressaltar que o mercado é dinâmico e o surgimento de novas tecnologias acelerado. Além de proporcionar uma base fundamental ao aluno, o curso tem como objetivo final apontar os melhores caminhos para o contínuo aprendizado de assuntos relacionados.
5 – Ementa:
- Introdução ao Geoprocessamento;
- Fundamentos de cartografia e cartografia temática;
- Projeções cartográficas;
- Fundamentos de sensoriamento remoto;
- Funcionamento e uso prático de GNSSs (Global Navigation Satellite System – Sistemas de Posicionamento Global);
- GIS Desktop básico e intermediário.
6 – Conteúdo Programático:
Aula 1: Introdução ao Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto
- O que é Geoprocessamento? O que é cartografia digital? O que é Sistema Gerenciador de Banco de Dados? O que é Sensoriamento Remoto? O que é GPS/GNSS?
- Campos de atuação, exemplos de aplicações e histórico do Geoprocessamento;
- Escala, representações visuais, projeções cartográficas;
- Histórico do Sensoriamento Remoto;
- Princípios básicos; Comportamento Espectral de Alvos;
- Sistemas sensores (CBERS, LANDSAT, IKONOS, SPOT, SRTM);
- Metodologia de Interpretação Visual de Dados;
Aula 2 e 3: PDI (Processamento Digital de Imagens)
- Composição de bandas multiespectrais ;
- Georreferenciamento de imagens de satélite (Imagem para Mapa, Imagem para Imagem);
- O uso do histograma;
- Trabalhando com Grades Regulares;
- Trabalhando com vetores;
- Modelagem Numérica (3D) de Terreno ( MDE, MDT, MDS, TIN );
- Formatos mais usados.
Aula 4 e 5: GIS básico e intermediário
- Funcionamento básico de um GIS;
- Formatos livres(Open Source) e Proprietários;
- Ajustando projeções cartográficas;
- Representações;
- Query Builder: como buscar informações?;
- Desenho técnico;
- Análises espaciais vetoriais: Clip, Merge, Buffer, Split, Intersect, Symmetrical Difference;
- Como trabalhar com arquivos CAD em um GIS?;
- Como administrar meus dados?;
- Criação e editoração de mapas finais. Layout e arte final.
Projeto experimental:
O projeto experimental tem como objetivo dar oportunidade ao aluno colocar em prática os conhecimentos adquiridos durante o treinamento no intuito de avaliá-lo e orientá-lo quanto à aplicação e utilização das práticas e ferramentas de processamento de informações geográficas e processamento digital de imagens.
Esse mini projeto será desenvolvido pelo aluno, em horários flexíveis, distintos dos horários presenciais.
7 – Cronograma:
Aulas / Carga Horária | Data(s) prevista(s): |
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(Serão emitidos certificados)
8 – Pré-requisitos:
- Ter noções básicas de Microsoft Windows e princípios de navegação na Internet;
- Para as aulas práticas, portar computador pessoal com configuração mínima de 1 Gb de Memória RAM
9 – Modos de treinamento:
- Turma In Company: Você monta sua turma e nossa equipe ministra os treinamentos dentro de sua organização;
- Turma Fechada: Aguarda a montagem de uma turma e realiza os treinamentos nas dependências da GEOeasy ou em um Centro de Convenções indicado.
10 – Corpo docente / instrutores:
Daniel Henrique A. Superbi – Bacharel em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia, Graduado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas – UNIPAC, Pós graduado em Georreferenciamento de Imóveis e Cadastro Técnico Multifinalitário pela FEAMIG – Faculdade de Engenharia de Minas Gerais. Possui experiência de vinte anos de trabalho com Geotecnologias, SIGs e Sensoriamento Remoto em diversas áreas, como: Engenharia de Dutos, Empreendimentos Hidroelétricos, Meio Ambiente, Geomorfologia e Modelo de Dados. Profissional em contato com as mais novas ferramentas disponíveis no mercado e diversas técnicas consolidadas.
Diretor da GEOeasy – Topografia e Projetos
11 – Valor do investimento:
Entre em contato e solicite mais informações a um de nossos representantes.
12 – Contato:
- (34)98806-1744